Suplementos na dieta, será que eles são necessários? Quais realmente funcionam? Vamos entender um pouco sobre isso…

O mercado hoje oferece milhares de suplementos, alguns até prometendo milagres. Existem catálogos gigantes que te induzem a “jogar o dinheiro no lixo”. Nesse artigo vou citar alguns suplementos mais comentados e quais realmente causam efeito positivo e se realmente você precisa gastar com isso. Mas, antes de tudo saiba, as coisas só funcionam com uma dieta balanceada e um treino adequado. Nem Papai Noel está fazendo milagre ultimamente!

TOP 3:

WHEY PROTEIN
Whey é proteína, ok? A proteína é um macronutriente INDISPENSÁVEL na dieta tanto para ganho de massa muscular quanto para emagrecimento. No mercado existem além dos milhares de sabores e marcas existem diferenças em suas composições (concentrado, isolado, hidrolisado) eai? Vamos lá, na imagem a baixo entenda a diferença de cada um.


A pergunta que fica agora é, você realmente precisa tomar Whey? Ele funciona, isso você consegue entender sabendo da importância da proteína na dieta. Mas pra saber se você precisa realmente compra-lo quem vai definir é o seu nutricionista. Se você tiver intolerância a carnes por exemplo, ou tem dificuldade em comer no pós treino e prefere algo liquido, ou é um paciente vegano pode ser sim que o whey entre em seu plano alimentar, mas atenção, NÃO é obrigatório!

BCAA
BCAA são aminoácidos formadores de proteína. Mas isso não significa que vocês precisam de um suplemento chamado BCAA.

Existem os aminoácidos essenciais e os não essenciais. Pra ficar mais claro, os não essenciais são produzidos pelo corpo, então nada de suplementar. Os não essenciais, FACILMENTE com uma dieta balanceada você já vai estar consumindo.

Muitos alimentos já possuem boas quantidades desses aminoácidos, inclusive alimentos de origem vegetal, um ajuste adequado feito pelo nutricionista já garante o aporte necessário de BCAA. O consumo adequado de alimentos fonte de proteína também já ofertaria uma boa quantidade de aminoácidos sem precisar gastar com suplementação de BCAA.

Pra ter uma noção prática, o ideal seria o consumo de 5g de BCAA, veja a imagem de alimentos do dia a dia e entendam como é fácil atingir essa quantidade;

CREATINA
A creatina é o suplemento com maior comprovação cientifica em relação ao ganho de massa muscular. E pasmem, é o suplemento mais barato do mercado e que funciona.

A creatina promove um “aumento da força” e um desempenho melhor, levando a uma hipertrofia muscular.

A creatina promove uma aumento de volume das celulas musculares. AHHHH então ela engorda? não!!! A creatina é, essencialmente, uma proteína, basicamente ela pega agua do sangue levando para as celulas musculares por osmose, ou seja, não engorda e não incha, ela INCHA o musculo, um dos motivos que pode aumentar peso em balança.

Esse aumento de volume muscular faz com que uma via que aumenta a síntese proteica. A creatina também aumenta o número de celulas nas fibras musculares.

E NÃO, NÃO CAUSA LESÃO RENAL em quem não tenha já pré existente.

Há várias formas de consumir a cretina. A mais comum é: 5g em cada 4 doses por 5 dias (20g/dia) (fase de saturação) e depois manter 5g/dia! MASSSSS lembre-se de consultar seu nutricionista antes de sair comprando e tomando ok?
DICA:
Lembre sempre de comprar a mono hidratada

E sempre, a avaliação de um profissional é indicada!


Tirando por base de tudo isso, vamos responder: SUPLEMENTOS ESPORTIVOS SÃO ESSENCIAIS? N Ã O !
Você pode perfeitamente fazer qualquer atividade física, sem precisar utilizar nenhum suplemento esportivo e ter excelentes resultados.

Sabe por que? O suplemento é um detalhe. A alimentação com certeza é o principal.

Procure um nutricionista!

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário agora

Open chat
%d bloggers like this: