Vitamina C, vamos entender a importância dela no nosso organismo? VEM LER!

Talvez você nem imagine, mas a vitamina C é indispensável para o organismo. Também conhecida como ácido ascórbico, ela é necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo.

Antes de falar sobre vitamina C , vamos entender sobre vitaminas em geral. Por definição, vitaminas são compostos químicos orgânicos essenciais à vida, que o nosso organismo não consegue sintetizar em quantidades suficientes, sendo necessária a sua obtenção através dos alimentos.

A vitamina C é um antioxidante, ou seja, ajuda a proteger as células contra, os radicais livres, que são moléculas produzidas quando o corpo é exposto algum tipo de “estresse”, além dos naturais como poluição, cigarro, também são formadores de radicais livres o excesso de açúcar, carboidrato, álcool, refrigerantes.

Os radicais livres podem ainda favorecer o surgimento de doenças cardíaca, alguns tipos de câncer, envelhecimento precoce, e outros tipos de doenças.

A vitamina C também atua no sistema imunológico e no sistema nervoso central. A carência de vitamina C provoca uma doença chamada escorbuto, que é comum em pessoas desnutridas ou que apresentam grande restrição no consumo de vegetais. O escorbuto é uma doença com manifestações hemorrágicas.

A falta de vitamina C pode ocasionar problemas como anemia, sangramento nas gengivas, hematomas e má cicatrização. Além disso, pode provocar cansaço e comprometer o humor e nos casos mais graves, histeria e depressão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, deve-se ingerir diariamente de 30 mg a 60 mg de vitamina C. Vale ressaltar que o excesso pode prejudicar o organismo e provocar diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia.

A vitamina C além de proteger as células contra os radicais livres, ela é responsável por absorver e armazenar ferro evitando as anemias, ajuda no sistema imune e no processo de cura do organismo, também é responsável pela produção de noradrenalina (aumenta força de contração do coração), Síntese de carnitina, substância que auxilia no funcionamento das mitocôndrias e até para o metabolismo das prostaglandinas, o que lhe confere algum efeito anti-inflamatório.

As principais fontes de vitamina C são:

  • Frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, morango, limão, abacaxi)
  • Vegetais (brócolis, pimentão, agrião, espinafre, alho, batata, tomate, alface)

Uma alimentação saudável e adequada é indispensável para manter os níveis adequados de vitamina C.

Procure o seu nutricionista!

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário agora

Open chat
%d bloggers like this: