A pergunta mais frequente em consultório. “Mas nutri, e o dia do lixo?” PAAAAARA! Vem ler isso aqui…
PRIMEIRO, e mais importante. Não existe dia do lixo, nem refeição lixo, nem nada desse tipo ok? Comida, seja ela qual for, é uma delícia, e não pode e nem deve nunca ser considerada lixo, estamos entendidos? (bronca da nutri)

SEGUNDO, vamos entender o que é, e como deve ser feito essa REFEIÇÃO LIVRE;
Ter momentos “offs” faz parte da vida, e isso não prejudica o seu emagrecimento, desde que, seja de forma equilibrada.
Para que esse equilíbrio aconteça vou dar algumas dicas:
– Escolha refeições, alimentos, que você realmente deseja comer, aquele que você realmente está com vontade e que vai te dar prazer. Não como SÓ por comer!
– Planeje esse dia que você vai fazer a refeição livre, planeje desde o começo. Deixe disponível também para esse dia as frutas, legumes e verduras. (Não é pra você passar o dia todo comendo lanche)
– Faça receitas diferentes nas outras refeições, modifique a forma de preparo, o tempero. Decore o prato, dá aquela caprichada.
– Não faça restrições severas durante a semana. Restringir TUDO durante a semana pode levar a uma compulsão maior na hora da refeição livre.
– Faça atividade física também nesse dia para aumentar o gasto calórico.
– Final de semana não é só comer, faça outras coisas que te deem prazer!
Fazer uma refeição livre, ESTÁ TUDO BEM ok? É só comida, você não esta traindo ninguém. Você não vai engordar 10kg. Não tem nada de errado em comer aquela comidinha mais gostosa, com um pouco mais de gordura e carboidrato, todo mundo faz isso. Somos humanos.
Tentar sair igual louco o dia seguinte pra compensar não vai funcionar de qualquer forma. Nem cogite!!! ok? Só volte ao normal!

Jamais cogite em “compensar” essa exceção na sua alimentação de maneira alguma. Tentar fazer isso por meio da alimentação ou do exercício físico é dar passos pra trás no seu progresso e significa que você não entendeu nada sobre boa relação com a comida!
No meu consultório, na minha forma de trabalhar eu ajusto o plano alimentar sempre tentando manter os alimentos que o meu paciente mais gosta e sente prazer em comer. Sabe aquele que ele ia sentir muita falta se eu tirar? Então, já prescrevi planos com refrigerante, chocolate, cerveja. E estava tudo bem e dentro do calculado!

Resumindo: na maioria dos casos, dá para melhorar a alimentação, perder peso e ainda sim manter aquele alimento que você AMA. Acreditem: não é difícil, DESCONPLIQUE!
Nenhum comentário