O cérebro e as características psiquiátricas do ser humano são moldadas por diversos fatores ambientais, que incluem a dieta e os nutrientes provenientes dela.
A nutrição fornece nutrientes necessários para o bom desempenho cerebral, auxilia na prevenção e no tratamento de distúrbios mentais. Em vários estudos foram demonstrados que a composição da dieta tem impacto direto com a função cerebral.
Em um dos estudos verificou-se as áreas mais afetadas levando em consideração a dieta do individuo.
- O impacto da dieta já começa na gravidez e na formação cerebral. São necessários nutrientes específicos para uma boa formação cerebral do feto.
- Componentes presentes na dieta também podem influenciar na formação de neurotransmissores específicos do humor, sono e dor.
- A memória depende do suprimento de energia , fornecer nutrientes suficientes ao cérebro são fundamentais para o funcionamento adequado.
- Muitos componentes da dieta com efeitos anti-inflamatórios, como ômega 3, têm apresentado resultados benéficos em relação a inflamação crônica do cérebro que pode levar a doenças psiquiátricas.
Um fator importante quando falamos de dieta inclui o funcionamento intestinal. O intestino tem ligação direta com o cérebro através do eixo de conexões neuronais, endócrinas e imunológicas. A interferência na microbiota e seus produtos metabólicos estão diretamente ligado com as respostas cerebrais. Ou seja, uma dieta saudável e equilibrada, também será benéfica para a saúde mental. Destaca-se aqui portanto a importância de fibras, componentes anti-inflamatórios, vit do complexo B, A e D e também micronutrientes antioxidantes.
Nenhum comentário