Azeite ou óleo, qual o melhor para cozinhar?

O Azeite o tem propriedades interessantes para a nossa saúde cardiovascular, além de ser livre de colesterol ruim (LDL) e possuir fonte de boas gorduras como o ômega-9.

Quando falamos em cozimento é comum o questionamento de que não é adequado o aquecimento do azeite, provavelmente você já escutou isso em algum lugar. É verdade, realmente o azeite quando atinge uma certa temperatura libera algumas substâncias tóxicas, como acroleína.

Essa substância só é liberada se você resolver FRITAR algum alimento usando azeite, ou deixa-lo por muito tempo no fogo ou forno, elevando a temperatura e ultrapassando o “ponto de fumaça” (Ponto de fumaça ou ponto de queima é a temperatura na qual o óleo começa a queimar e a oxidar, se decompondo em ácidos graxos livres) nesse caso acontece a saturação das gorduras e a liberação da substância. O ponto de fumaça (resistência) do azeite é MUITO maior do que os outros óleos, ficando entre 180ºC á 220ºC.

Portanto, se você quer fazer um refogado rápido, grelhar um filé, o azeite não alcançará altas temperaturas e manterá seus benefícios para a saúde, sendo mais vantajoso o uso dele do que o uso de outros óleos vegetais.

Dica: Utilize azeite extra virgem!

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário agora

Open chat
%d bloggers like this: