A leptina é um hormônio produzido pelas células de gordura, ela atua diretamente no cérebro e tem como funções controlar o apetite, reduzir a ingestão de alimentos e regular o gasto energético, permitindo manter o peso corporal.
Mais conhecida como o “hormônio da saciedade”, quando seus níveis estão altos você se sente saciado, e quando estão baixos você sente fome e continua a comer.
O principal fator regulador da leptina é a gordura corporal, ou seja, quanto mais gordura maior a produção desse hormônio;
– Ah nutri, mas então a pessoa obesa seria mais saciada! AIIII QUE TÁ… entenda;
Quando você acumula MUITA leptina o corpo diminui a quantidade de receptores, e o seu cérebro não consegue “interpretar” a leptina. A comunicação leptina x cérebro fica deficiente e você acaba comendo mais do que deveria. Além disso, dietas ricas em açúcar também diminuem a sua sensibilidade à leptina.
A solução é simples. Utilização de alimentos ricos em antioxidantes ajuda no aumento a sensibilidade da leptina. E perder peso tem o mesmo efeito, melhorando a comunicação dos receptores. Por isso, quanto mais peso você perde, mais forte é o efeito da leptina.

Nenhum comentário