Jejum Intermitente, o que você precisa saber

Quem é esse tal de JEJUM INTERMITENTE?

🥗 É apenas mais uma estratégia onde a pessoa alterna entre períodos de jejum de no mínimo 12 horas e períodos em que come normalmente.

A prática do jejum se tornou comum porque nosso corpo é resultado de milhões de anos passando por várias evoluções e adaptou-se a passar períodos em jejum devido a baixa oferta de alimentos antigamente.

Hoje em dia já não é mais assim, a realidade de hoje é uma diversa oferta de alimentos e com várias refeições ao longo doa dia!

😱 Mas eai, o jejum realmente EMAGRECE?
Para quem consegue se adaptar, provavelmente sim. O jejum nada mais é do que uma estratégia que consiste em fazer uma restrição calórica, não tem nada de milagroso nisso! É DÉFICIT CALÓRICO!

A questão é que o resultado é o mesmo alcançado pela restrição calórica comum! Portanto depende muito de pessoa pra pessoa. De como se relaciona com a comida! É preciso portanto pensar bem de que forma você se adapta melhor. Será melhor passar muitas horas sem comer ou melhorar a qualidade das refeições como um todo?

⚠️ Você precisa lembrar que o importante para o emagrecimento é a CONSTÂNCIA, por isto, é necessário optar pela estratégia que você conseguirá ter maior aderência.

E quais são os pontos negativos?
Antigamente os primatas viviam longos períodos sem comer porque eles NÃO TINHAM comida, diferente de hoje em dia, pra eles não era uma opção.

A parte mais difícil e que todo mundo erra no jejum é que você fica longos período sem comer, e quando “pode” comer você vai querer desesperadamente comer qualquer coisa que tenha na sua frente, muito provavelmente você não ia escolher um prato de alface e tomate para matar sua fome. TA AÍ O MAIOR PROBLEMA DO JEJUM, e o porque nem sempre ele dá certo.

Perder o controle no jejum é muito mais fácil, então precisa de uma atenção e dedicação muito grande. A chance de acabar desenvolvendo um transtorno como a compulsão é maior.

Um detalhe importante é que existem diversos estudos sobre o jejum, mas o que temos que levar em consideração é que a maioria deles é feita em ratos, com oferta de alimento exatamente nos horários e nas quantidades certas, diferente da nossa realidade né ?

  • Será que sempre você vai resistir aquela senhorinha que passa vendendo pão de mel no seu trabalho? Ou no churrasquinho ?

Então ao seguir qualquer tipo de dieta de blogueiras e colegas, consulte um profissional nutricionista e converse sobre quais seriam as melhores estratégias para o seu caso.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário agora

Open chat
%d bloggers like this: